Eros, é mais do que desejo sexual, é a conexão com a outra pessoa de uma forma fascinante, intensa e arrebatadora... Eros é o que chamamos, modernamente, de paixão. Esta entre os casais é como uma loteria que nos é forçada nos sentidos. Sabe sempre tão bem ganhar tal prêmio e nos eleva de tal maneira. Mas, quando ela desaparece ou nos é retirada, a queda e os seus danos são nocivos à alma.
Nunca entendi o porquê de evoluirmos para termos amor. O pai e a mãe estarem juntos para melhor criação das crias? Será esse o motivo?
Se não o maior, pelo menos é uma das maiores forças que nos move na vida. Inventamos histórias fantasiosas sobre o amor, a alma gêmea e tudo mais. Mas como pode algo tão bom e simples de sentir ser tão complexo de lidar?
Ao amor sempre vem acompanhado pelo medo. Pelo desespero de perder aquela sensação mais do que arrebatadora. Daí vêm os ciúmes e os problemas de confiança.
A lógica nos fica abalada. E coisas que seriam gritantes no parceiro, aqui se tornam invisíveis. Quando a paixão se esfuma, com a convivência também, começamos a perceber esses defeitos.
A paixão é um engodo que a evolução criou para continuar a espécie. Não bastava a necessidade sexual, teve também que criar algo ainda mais transcendente.
Loucura é tudo o que nos tira da realidade. A paixão, por sua vez, não é uma loucura?
Não edifica a sociedade a sobriedade e o discernimento?
Então ela nos controla, nos descontrola, nos impulsiona e nos larga em pleno voo.
Uma droga sem corpo físico. É bom amar e ser amado. Mas resistir ao ímpeto da paixão é imperativo. Paixão é um estado em que a alma fica defeituosa. Porque a paixão nos expõe a outra pessoa. Depois de expostos, ela pode fazer o que quiser. Enquanto que amar também é expor, mas estamos no discernimento de que, mesmo que sejamos magoados, acreditamos que ainda assim valeu a pena porque o outro está bem. Assim é um pai a um filho, uma esposa a um marido, um amigo ao outro. Mas, quando fazemos isso apaixonados... não estamos no controle dessa exposição, então toda a dor que vier será mais profunda e desmedida.
Add comment
Comments